segunda-feira, 15 de junho de 2020

Jardim B

Com a suspensão das aulas em nossa escola devido à pandemia do novo coronavírus, os nossos alunos tiveram que ficar em suas casas com os familiares. A nós, professores, coube a tarefa de enviar sugestões de atividades para os pais. Isto representou um desafio para nós, pois foi a primeira vez que nos aventuramos no ensino à distância, preparando de atividades pedagógicas não presenciais, e tendo que conciliar isso com o cuidado de nossos próprios filhos em casa. Cremos que também para os pais isso representa um grande desafio, pois muitas vezes estão sobrecarregados pelas tarefas de casa e de seu trabalho.
Na organização do conteúdo didático, é hora de ser simples, realinhar as expectativas de aprendizagem e privilegiar as competências que, segundo a LDB, são de fundamental apoio para as crianças nesse processo de aprendizagem.
Sendo a escolarização de responsabilidades da escola, temos que ter o cuidado para não enviar um volume de atividades que inviabilize esse trabalho feito em casa. A dosagem de conteúdo é importante.
Procuramos estimular o desenvolvimento intelectual com estratégias simples e com as ferramentas que tenham em mãos. Se conseguirmos estabelecer para as crianças uma rotina em que elas possam, na brincadeira, desenvolver o cognitivo e intelectual, já teremos grandes ganhos.
Até o momento não houve relato de dificuldades em aplicar as atividades. Acreditamos que nesta hora, além de fazer as tarefas com os filhos, o momento deve ser usado também para fortalecer os laços familiares.
Dentre as atividades sugeridas, enviamos vídeos que demonstram a importância dos cuidados e da prevenção ao coronavírus, dinâmicas variadas, atividades relacionadas ao dia das mães, dia do município, dia da família, elaboração de receitas, desenhos...Prosseguiremos dentro deste tema família, com um trabalho que visa colaborar para a formação de identidade da criança, por meio de atividades lúdicas e que despertem o seu imaginário.
Destacamos uma atividade lúdica e divertida enviada, que também é uma importante forma de expressão da criança: “contornando a sombra”. Pelo retorno, vimos que os alunos usaram e abusaram de sua imaginação para realizar essa tarefa.
Neste momento de incertezas, cabe a nós orientarmos as famílias para que aproveitem esse tempo junto com seus filhos sem a correria do dia a dia. Torcemos para que possamos retornar em breve à nossa escola.















































 










Nenhum comentário:

Postar um comentário