quinta-feira, 15 de julho de 2021

Centro Municipal de Educação incentiva a leitura em família

Já diz Rubem Alves: “um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”

       A leitura na Educação Infantil está ligada diretamente ao mundo da imaginação, da fantasia, do faz de conta da criança. Estimular o ato de ouvir e contar histórias contribui e oferece ao desenvolvimento infantil várias possibilidades de aquisição de conhecimentos. O hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que a criança aprenda que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso.

       Tendo em vista todos esses benefícios que a leitura oferece, o Centro Municipal de Educação Infantil de Poço das Antas está proporcionando, desde o mês de abril - quando ainda as atividades eram remotas, - o acesso de todas as crianças aos livros do acervo bibliográfico da Educação Infantil. A ação acontece através do envio de uma pasta com livros às residências por meio de um rodízio entre os alunos da mesma turma. Antes de ser repassado para outra família, o material passa pela devida manutenção e higienização.

      De acordo com a diretora da escola, Débora L. Wolf Diel, e a responsável pelo suporte pedagógico, Rosimeire R. dos Santos, bem como as educadoras da instituição, o principal objetivo com essa ação é de colocar a criança em contato direto com o mundo mágico da leitura em família. “Sabe-se dos inúmeros benefícios que a leitura traz para o desenvolvimento da criança: concentração, vocabulário, capacidade de interpretação, criatividade, opiniões e posicionamentos, imaginação, senso crítico dentre outras”, explicam as profissionais da educação. 

      Entre as ações, além das crianças levarem a pasta com livros, as famílias também foram desafiadas pelas educadoras a criarem um cantinho ou uma cabana da leitura em suas casas, para dessa forma incentivar o hábito de ler em família. De semelhante modo, na escola também foram reservados momentos para contação de histórias, de forma a contribuir com o incentivo à leitura das crianças.



Na escola, também foi reservado um período para contação de histórias 


Famílias foram estimuladas a desenvolver um cantinho específico para a leitura em suas residências


Todos os materiais foram devidamente higienizados ao serem compartilhados


Os livros foram distribuídos em formato de rodízio entre as turmas para desenvolver a leitura em família




Nenhum comentário:

Postar um comentário