quarta-feira, 2 de março de 2016

A rotina no Berçário

O período conhecido como de adaptação da criança ao Berçário é de suma importância na sua vida e merece todo cuidado da direção e da equipe de uma escola.
Ficar bem no Berçário, sem chorar (nem sofrer), envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimentos de duas pessoas: mãe e filho.
O comportamento expresso pela criança durante esse período indica o estado emocional, resultado e resultante de uma série de sentimentos desenvolvidos desde os primeiros meses de vida até o seu ingresso no Berçário, sendo o produto de sua relação com a mãe, e é, simultaneamente, influenciado a partir daí pelos sentimentos desta, relacionados ao significado que possa ter para ela a separação de seu filho, com a conseqüente entrega dele a terceiros(Escola / Berçário).
É importante que a mãe tenha confiança na Escola escolhida e conte com o apoio da Equipe multiprofissional que lhe dará condições psicológicas e emocionais necessárias para que a criança se sinta segura permanecendo assim, por um certo período do dia afastada de sua mãe. 
A criança em poucos dias sentir-se-á segura aceitando o novo ambiente e as pessoas com quem terá convívio. É extremamente importante respeitar o período de adaptação, dando tempo à criança para que a mesma possa desenvolver a confiança necessária nos adultos e no novo ambiente (desconhecido), consolidando assim, a confiança necessária em sua mãe.
http://guiadobebe.uol.com.br/adaptacao-no-bercario  

Para qualificar ainda mais o nosso trabalho com os bebês, a partir desse ano a turma do Berçário agregou mais atividades em sua rotina semanal. Entre as atividades, passamos a ter horas do conto em segundas-feiras, já que acreditamos ser importante incentivar as crianças desde pequenas a gostar de livros e histórias.




Além disso as crianças tem aulas de Música com a professora Alissa e aulas de Recreação com a professora Roberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário