terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Berçário B

“As crianças pequenas conhecem o mundo por meio da ação e das sensações” (Autor desconhecido)

Baseado nesse conceito, as educadoras do berçário B Ana e Viviane, durante todo esse semestre, assim como no primeiro, buscaram proporcionar diversas situações de aprendizagem para os pequenos, se desenvolverem de forma significativa, valorizando suas vivências e experiências.

Algumas sugestões de aprendizagem tiveram mais retorno que outras, dentre elas foram:

             BOLICHE

Jogar boliche é pura diversão, e pelas carinhas dá para ver que os pequenos adoraram!!!








PASSEIO COM LENÇOL

Passeio com Lençol é outra brincadeira que eles gostaram, com um material simples que todos temos em casa!






PRIMAVERA

Com a intencionalidade, de desenvolver a coordenação dos pequenos, vamos pegar uma folha de papel (pode ser de jornal ou a que desejar), dobre ao meio e aplique com o dedinho a tinta guache, (também pode ser usado borra de café, terra, urucum, açafrão, beterraba que são também exemplos de matérias-primas para as tintas naturais) apenas de um lado, desenhando a metade de uma borboleta, sinta a textura da tinta, do papel, dobre novamente o papel e passe a mão em cima dele, abra o papel e veja o que se formou!







SEMANA FARROUPILHA

Na semana do dia 14 a 20 de setembro, comemoramos a Semana Farroupilha, que é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. E um dos símbolos da nossa cultura é o chimarrão, feito com erva mate!

E para demonstrarmos o nosso orgulho de sermos gaúchos, além de ser uma atividade sensorial com objetivo, convidamos para manusear a erva mate, sinta a textura, o cheiro.








SEMANA DA PÁTRIA

Já na primeira semana de setembro, comemoramos a Independência do Estado Brasileiro, ou seja, comemoramos a nossa independência política. Essa é a chamada Semana da Pátria, quando paradas cívicas e militares ocorrem em todo o Brasil numa grande festa comemorativa. A celebração da Semana da Pátria é a oportunidade para acender nas nossas mentes e nos nossos corações o amor pela nossa pátria. Para comemorarmos essa semana, convidamos os pequenos para brincarmos de “Desfile Cívico”, para esse momento, peça a um adulto para fazer um chapéu de soldado (com dobradura, pode ser de jornal ou papel) e colocar a música “Marcha soldado”.







SEMANA DA CRIANÇA

Na Semana da Criança, enviamos cada dia uma sugestão de brincadeira, para que as famílias pudessem aproveitar esses momentos juntos. Na terça-feira “cabelo maluco”; na quarta-feira ouvimos “Historinha Cantada” do Sítio do Seu Lobato, elaborada pelas atendentes; na quinta-feira “massinha de modelar caseira” e na sexta-feira “piquenique ao ar livre”. Uma semana bem divertida em família!   

Ficando a seu critério, das famílias fazerem todas as sugestões de atividade ou a que a criança mais se identificar!

Na Terça-Feira - Temos algumas sugestões de brincadeira, vamos fazer cabelo maluco ou cabelo divertido, pode usar gel, glitter, borrachinhas e o mais sua imaginação mandar.




Na Quarta-Feira - Vamos ouvir a historinha cantada do “Sítio do Seu Lobato” elaborado pelas educadoras.

Na Quinta-Feira - A massinha de modelar é um recurso simples e de muitas possibilidades. O mais interessante na massinha caseira é justamente o processo de fazer o brinquedo (a participação ativamente da criança).





Na Sexta-Feira - Que tal fazermos um piquenique ao ar livre, contemplem a natureza e esse momento de liberdade, ouça o canto dos passarinhos, aproveitem a estação das flores, curtam o sol.







BALÕES SUSPENSOS

 

As atividades com balões Suspensos devem ser repetidas várias vezes, no início do ano letivo fizemos essa atividade com os pequenos, eles adoraram, e por isso estamos novamente propondo essa situação de aprendizagem.

Essa brincadeira estimular os bebes sensorialmente, a coordenação motora e os tônus muscular, além de promover, noções de localização e espaço, equilíbrio e atenção.

E com essa intencionalidade, (enviamos previamente, para casa junto com o portfólio, os balões e o barbante), amarrar os balões no barbante e colocar suspenso em uma altura que a criança tenha que se esticar para pegá-los.











ÁRVORE NATALINA


Para o ano preparamos uma programação toda especial, pois é um momento de reflexão, de muito amor e renovação.

Convidamos as famílias a prepara nossa casa interior (nosso espirito e nosso coração) e nosso lar, com uma árvore Natalina, podendo ser um galho seco, um galho verde ou uma árvore artificial, ficando a critério da família.







Agradecemos o carinho e a participação nas sugestões de aprendizagem propostas durante todo esse ano. Mesmo que de forma remota, pudemos manter o vínculo com as crianças.

Parabéns a vocês pais, por serem tão presentes na vida de seus filhos, essas memórias afetivas, cada momento conta, cada instante pode ser eternizado em uma lembrança!! Pais que não brincam com seus filhos, perdem a oportunidade de serem eternos!!!!

                        Desejamos um Feliz Natal e um abençoado 2021!!

                                               Abraços virtuais!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário