quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Projeto em andamento nos Berçários

PROJETO: EXPLORANDO SENSAÇÕES NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
Crianças gostam de fazer marcas para expressar
 sua individualidade e as tintas, nas artes plásticas,
são ferramentas que cumprem essa finalidade.
 (Brinquedos e brincadeiras na Creche:
manual de orientação pedagógica. MEC 2012)
Turmas: Berçário, Berçário I, Berçário II, Berçário III e Berçário IV
Atendentes: Mara Ludwig, Simone Altmann, Daniela Kolling, Carla Brinckmann, Daiane Schneider, Carina Bender Welter e Juliane Fritzen
Suporte pedagógico: Isolete B. W.Lindemann
Período: 2º semestre/2014

Problema: É possível utilizar diversas linguagens (musicais, sensitivas, visuais, auditiva, etc) para estimular os bebês de forma integral e com qualidade?

Justificativa: Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças dos Berçários, chegamos à conclusão que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Desta forma, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 4 a 36 meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.
Nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que criará espaços e desafios.
       Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural”.
Neste sentido todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, auto estima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.

Objetivo Geral: Estimular de forma significativa os bebês, a fim de desenvolver os cinco sentidos.

Objetivos Específicos:
v  Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente;
v  Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
v  Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
v  Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;
v  Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;
v  Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.


Conteúdos:
Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolhas.
Artes Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
Música: Expressão oral e corporal.
Linguagem: Linguagem oral e corporal.
Matemática: noções de espaço e tempo, formas geométricas, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).


Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.

           
ESTRATÉGIAS:

Berçário
BI
BII
BIII
BIV
Túnel com caixa de papelão, minhocão ou circuito de obstáculos
X
X
X
X
X
Estimulação do olfato (diferentes cheiros)

X


X
Chocalhos de material reciclado
X
X
X
X
X
Manuseio de areia e brita

X
X
X
X
Manuseio de massinha de modelar



X

Rasgadura de revistas

X
X
X
X
Confecção de móbiles coloridos na sala
X
X
X


Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado


X
X

Presença de animal na sala da turma

X
X
X
X
Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar...).
X
X
X
X
X
Movimentar-se de acordo com o ritmo da música
X
X
X
X
X
Realização de massagem
X
X
X
X
X
Bolinhas de sabão
X
X
X
X
X
Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos
X
X

X

Brincadeiras de pegar

X
X

X
Garrafas coloridas
X
X
X


Exploração de fantoches
X
X
X
X

Livro de texturas

X
X
X

Piscina de bolinhas
X
X
X

X
Caixa de sensações




X
Montando com peças de montar

X
X

X
Dia da gelatina colorida
X




Dia da tinta comestível

X
X
X

Brincadeiras com barracas

X
X
X
X
Carimbo com os pés na tinta
X
X

X
X
Plantio na terra





Baú de fantasias



X

Caixa musical para enviar para casa



X

Passeios na área externa

X
X
X
X
Fotos coloridas na parede da sala
X
X

X

Visualização em espelhos
X
X
X

X
Atividades de pegar a bola, rolar, fazer cambalhotas

X
X
X
X
Estimulação com engatinhar, ficar em pé, sentar
X




            “Os bebês desde muito cedo procuram as outras crianças com olhares, esboçando sorrisos e sons, tentando através do corpo tocar no colega. A ação pedagógica na turma de bebês deve favorecer o encontro entre eles em diferentes espaços e momentos do dia. A professora ao observar precisa estar atenta aos movimentos relacionais do grupo e favorecer o desenvolvimentos corporal, afetivo e cognitivo dos bebês.”
(BARBOSA, 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário