PROJETO: EXPLORANDO SENSAÇÕES NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
Crianças gostam de fazer marcas para expressar
sua individualidade e as tintas, nas artes plásticas,
são ferramentas que cumprem essa finalidade.
(Brinquedos e brincadeiras na Creche:
manual de orientação pedagógica. MEC 2012)
Turmas: Berçário, Berçário I, Berçário II, Berçário III e Berçário IV
Atendentes: Mara Ludwig, Simone Altmann, Daniela Kolling, Carla Brinckmann, Daiane Schneider, Carina Bender Welter e Juliane Fritzen
Suporte pedagógico: Isolete B. W.Lindemann
Período: 2º semestre/2014
Problema: É possível utilizar diversas linguagens (musicais, sensitivas, visuais, auditiva, etc) para estimular os bebês de forma integral e com qualidade?
Justificativa: Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças dos Berçários, chegamos à conclusão que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Desta forma, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 4 a 36 meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.
Nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que criará espaços e desafios.
Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural”.
Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural”.
Neste sentido todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, auto estima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.
Objetivo Geral: Estimular de forma significativa os bebês, a fim de desenvolver os cinco sentidos.
Objetivos Específicos:
v Estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente;
v Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
v Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
v Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar;
v Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;
v Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
Conteúdos:
Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolhas.
Artes Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
Música: Expressão oral e corporal.
Linguagem: Linguagem oral e corporal.
Matemática: noções de espaço e tempo, formas geométricas, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.
ESTRATÉGIAS:
|
Berçário
|
BI
|
BII
|
BIII
|
BIV
|
Túnel com caixa de papelão, minhocão ou circuito de obstáculos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Estimulação do olfato (diferentes cheiros)
|
X
|
X
| |||
Chocalhos de material reciclado
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Manuseio de areia e brita
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Manuseio de massinha de modelar
|
X
| ||||
Rasgadura de revistas
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Confecção de móbiles coloridos na sala
|
X
|
X
|
X
| ||
Palmas sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado
|
X
|
X
| |||
Presença de animal na sala da turma
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Brincadeiras com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar...).
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Movimentar-se de acordo com o ritmo da música
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Realização de massagem
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Bolinhas de sabão
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Brinquedos que cantam e fazem diferentes barulhos
|
X
|
X
|
X
| ||
Brincadeiras de pegar
|
X
|
X
|
X
| ||
Garrafas coloridas
|
X
|
X
|
X
| ||
Exploração de fantoches
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Livro de texturas
|
X
|
X
|
X
| ||
Piscina de bolinhas
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Caixa de sensações
|
X
| ||||
Montando com peças de montar
|
X
|
X
|
X
| ||
Dia da gelatina colorida
|
X
| ||||
Dia da tinta comestível
|
X
|
X
|
X
| ||
Brincadeiras com barracas
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Carimbo com os pés na tinta
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Plantio na terra
| |||||
Baú de fantasias
|
X
| ||||
Caixa musical para enviar para casa
|
X
| ||||
Passeios na área externa
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Fotos coloridas na parede da sala
|
X
|
X
|
X
| ||
Visualização em espelhos
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Atividades de pegar a bola, rolar, fazer cambalhotas
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
Estimulação com engatinhar, ficar em pé, sentar
|
X
|
“Os bebês desde muito cedo
procuram as outras crianças com olhares, esboçando sorrisos e sons, tentando
através do corpo tocar no colega. A ação pedagógica na turma de bebês deve
favorecer o encontro entre eles em diferentes espaços e momentos do dia. A
professora ao observar precisa estar atenta aos movimentos relacionais do grupo
e favorecer o desenvolvimentos corporal, afetivo e cognitivo dos bebês.”
(BARBOSA,
2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário