segunda-feira, 7 de abril de 2014

“Caixa-surpresa de histórias!”

“Caixa-surpresa de histórias!”
            Faz algumas semanas que as aulas iniciaram e os alunos já estão adaptados à rotina escolar. Rotina esta que inclui a socialização com os colegas e a construção de amizades, que perpassa pelo conhecimento da vida de cada um.
            Mesmo que muitos se conheçam há algum tempo, sempre há alunos novos e a própria professora a conhecer.
            A partir disso, reiniciou-se o projeto “Caixa-surpresa de Histórias” com a turma do 4º ano. Este projeto vem sendo desenvolvido pela professora Elis Simone Schultz desde o ano de 2009 nesta turma. O projeto trabalha com a trajetória de vida dos alunos, estimula a escrita, a oralidade, a produção colaborativa e faz com que alunos explorem ferramentas digitais.
O projeto envolve algumas ferramentas das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), como a câmera digital, o projetor multimídia (data show), a internet e o editor de textos Word do computador. O trabalho consiste na criação de uma “caixa-surpresa” para contar a história de vida dos alunos.
O projeto inicia com a própria professora criando a sua “Caixa” e contando a sua história de vida através de diferentes materiais como fotos, objetos pessoais, entre outros para que os alunos conheçam um pouco mais sobre ela, seus gostos, sua família, sua trajetória de vida. E como nossa trajetória de vida é uma surpresa para os outros, essa atividade ganhou o nome de “caixa-surpresa”. A professora iniciando com a sua “caixa” também serve para lhes motivar a criar a sua.
Após essa apresentação inicial, cada aluno fica responsável em criar a sua “Caixa”, ficando livre para escolher o que colocará dentro da caixa e como vai apresentá-la. Mas sabendo que precisa depositar objetos que contem sua história de vida e mostrem seus gostos. O aluno apresenta e explica como e por que esses objetos fazem parte da história da sua vida. Enquanto os alunos apresentam, a professora grava um vídeo e fotografa com uma câmera digital. Ao fim de cada apresentação da “caixa-surpresa”, solicita-se que os alunos produzam individualmente um texto com impressões deles a respeito da história do colega. O aluno-apresentador também escreve sobre si. Após todos os alunos já terem realizado suas apresentações, vamos à sala de informática para digitarmos os trabalhos no programa de edição de textos Word, no qual inserem imagens de sua apresentação. Após é impresso e entregue a cada aluno o seu texto e também é feita uma compilação dos textos em um caderno de memórias e disponibilizado na escola para as turmas posteriores terem acesso.
Quando todos apresentaram sua caixa, é organizado um momento em que possam visualizar os vídeos deles e dos colegas. No final do ano letivo, é gravado um DVD com os vídeos das apresentações, as fotos dos alunos com suas caixas-surpresas e uma versão digital do livro. Em dezembro, cada aluno ganha uma cópia desse material.
Este projeto já foi divulgado pela professora em 2012 na Revista do Professor, que tem circulação nacional. Em 2013, o projeto foi apresentado e publicado em dois eventos estaduais em Santa Maria. O 1º foi em 23 e 24 de agosto no XII Encontro sobre Investigação na Escola. E o 2º foi em 14 e 15 de novembro no III Encontro Ouvindo Coisas. O trabalho recebeu elogios dos participantes dos eventos, servindo como uma experiência a compartilhar com os demais professores.

Neste ano de 2014, pretende-se continuar a divulgação do trabalho desenvolvido com os alunos junto a outros eventos, assim como, continuar com as “caixas-surpresas de histórias” na sala de aula, pois percebe-se a motivação dos alunos a cada início de ano para participar e compartilhar suas histórias com a turma.
                        Aluna Bruna após a apresentação de sua caixa (2014).

Profª Elis apresentando o projeto no III Encontro Ouvindo Coisas em Santa Maria (2013).
                         Turma do 4º ano de 2013 assistindo a colega Laura.

                         Em 2012, Matheus apresentando sua caixa aos colegas.
                                      Caixa-surpresa do Felipe, em 2011.

Jennifer com sua caixa-surpresa em 2010.
Em 2009, iniciando o projeto com a turma. Nesta foto aparece o aluno Ronaldo com a sua caixa.


Um comentário: